BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

LIVROS

Recordo, com saudade, a biblioteca do meu avô, Francisco de Barros Teixeira Homem, na Casa de Samaiões. Uma biblioteca com um número de livros que para mim, desde garoto, era infinito e que, mais tarde quando os comecei a consultar, percebi que não havia um único livro que não tivesse anotações suas, com a sua própria mão e letra e com anexos que pelos jornais, ou outros documentos ia encontrando. Ele tinha lido TODOS os livros. Lembro-me que era um homem de grande cultura, sempre agarrado a papéis e com muito pouco tempo para os garotos (netos) que ele tanto gostava. O seu mundo era esse, o dos livros.

De entre o conjunto das suas obras, recupero mais algumas que ele escreveu e que se encontram na Base Nacional de Dados Bibliográficos - PORBASE .

A capela de Nossa Senhora do Pópulo em Chaves
por Nobrega, Silvino Rodrigues da; Júlio, António; Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1956


Adega Cooperativa de Chaves : nenhumas grandezas e muita miséria em proveitosa e incruenta batalha
por Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1956


Agricultura moderna e progressiva
por Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1930

Avis para avis vulgares
por Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1954


Chaves na revolta de 1808
por Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1930

Reprodução anotada do "Livro das Fortalezas de Duarte Darmas"por João de Almeida : notulas flavienses
por Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1944

O capitão Vila Frade : esboço biográfico
por Machado, Montalvão; Homem, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira, ca 18-1956

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia, estou fazendo uma pesquisa história sobre o acordo que teria sido firmado entre o Visconde de Asseca, através de seu representante, o sr. Francisco SIlva Ascoly, e o Mosteiro de São Bento, em 1774, para terminar um litígio envolvendo as terras de ambos, na região de Jacarepaguá e baixada.
Agradeceria muito qualquer ajuda (existiu uma planta que celebrou o acordo). Qualquer custo envolvido pode ser estabelecido com antecedência, mesmo que seja relativo à uma consultoria ou assessoria técnica. Obrigado e fico no aguardo. Eduardo Mazzi - arquiteto - eduardomazzi@live.com