BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FRANCISCO DE BARROS MORAIS ARAÚJO TEIXEIRA HOMEM


Marechal de Campo (? - 1791)

Nasceu em data que se desconhece e faleceu em Chaves, finais de 1791 ou início de 1792. Foi Ajudante do regimento de Lencastre e, por decreto de 31.12.1778, promovido a Brigadeiro e, simultaneamente, Governador de Santa Maria no Estado de Brasil. Durante a sua estada neste território reconstruiu a vila, assolada por inúmeras batalhas, construiu o Hospital da Misericórdia e deu grande incremento à actividade comercial. O seu regresso a Portugal verificou-se em 1790 e no ano seguinte foi nomeado Marechal de Campo (Decreto de 03 de Fevereiro).
Teve em vida uma componente literária, escreveu Breve Instrução Militar Sobre Infantaria, editada em Lisboa em 1761, constituida por 2 Tomos com estampas. A Gazeta Literária do mês de Fevereiro de 1762, dedica-lhe um artigo

Bibliografia: CHABY, Vol VI, p.18 - GEPB, Vol XIII, p.338

Extraído do livro "Os Generais do Exército" (I)
Biblioteca do Exército, Lisboa, 2003, (p488)
Coordenação do Coronel Alberto Ribeiro Soares

A sua folha de serviço encontra-se no Arquivo Histórico Militar, Santa Apolónia, em Lisboa, na caixa nº 64

Também é possível consultar os registos de:
- Francisco de Barros Teixeira Araújo Lousada Teixeira Homem - caixa nº 494
- Francisco Homem - caixa nº 546
- Francisco Teixeira de Barros de Araújo Lousada - caixa nº 229