BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

quinta-feira, 27 de março de 2008

CASA DAS FIDALGAS EM SANTAR

A Quinta ou Palácio de Santar, mais conhecida por "Casa das Fidalgas" era propriedade do meu primo Pedro Brum da Silveira Pinto da Fonseca que nasceu a 16 de Novembro de 1902 e faleceu solteiro a 11 de Janeiro de 1978. Era padrinho de baptismo do, meu tio e padrinho de baptismo, António de Barros.

Filho de D. Maria dos Prazeres Ferreira Cabral de Sousa e Menezes e seu marido, João da Silveira Pinto da Fonseca, herdou de suas primas terceiras D. Ana e D. Margarida Branca de Sousa e Alvim de Lemos, esta quinta/palácio de Santar, que deixou depois em testamento ao senhor D. Duarte, Duque de Bragança.

Quem entre em Santar vindo de Canas de Senhorim ou Carvalhal Redondo, ao encontrar umas adegas, está a entrar na zona de interesse histórico de Santar.
Ao chegar mais acima, encontra a Igreja Matriz de S. Pedro de Santar onde a talha é de ornamentações escolhidas. O Cristo que preenche toda a Tribuna é Gótico. Toda a riqueza da Igreja está na talha, nos Santos e na pintura do tecto da Capela-Mor.
Ao sair da Igreja, antes de continuar, existe um cruzeiro e, no muro existe um arvoredo que já faz parte da vedação da Casa das Fidalgas, hoje pertença de D. Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança e residência oficial do Duque de Viseu, D. Miguel


Em frente, está a Fonte da Torre, mandada construir por D. Rui Lopes de Sousa Alvim Lemos em 1789. Está enquadrada na entrada para a Casa das Fidalgas, É uma casa com Capela e recheio valioso. Possui possui capela, biblioteca e recheio de valor, do qual se descreve a sala de jantar que é forrada com pratos e louça fina, é uma das únicas do género. A quinta é murada, tem jardim, área de cultivo e frondoso arvoredo.

A quinta tem árvores centenárias.
A Casa das Fidalgas sofreu já algumas transformações arquitectónicas. Dizem que teve uma Torre, que foi demolida por D. Rui, razão de ao local ainda hoje se chamar de Torre, Fonte da Torre e Largo da Torre.

SOLAR DE Nª Sª DA PIEDADE


Manuel Cabral Castelo Branco em troca de ideias sobre esta questão, recorda, em boa hora, a construção da Capela deste Solar.
O Solar de Nª Sª da Piedade apresenta-se sob dois corpos distintos, cada um dos quais com uma escadaria em pedra.
Ao centro pode apreciar-se a capela de Nª Sª da Piedade que data o ano de 1728 conforme fotografia. e que foi mandada construir por Manuel Castelo Branco.
Esta Capela, ostenta um tecto com pinturas da Escola Grão Vasco.

2 comentários:

Genesis Charterhouse disse...

Caro Francisco:
Qd for a Santar há-de encontrar uma outra casa, que pertenceu a Manuel Nicolau de Abreu Castelo-Branco. A inscrição aparece na capela e tanto qt sei a casa pertence hoje a um irmão da actual Condessa de Santar. Se quiser, mando-lhe uma fotografia por email.
Um abraço
Manuel de Abreu Castelo-Branco
(filho de Gaspar Castelo-Branco)

Francisco disse...

Olá Manuel

É sempre um enorme prazer vê-lo por aqui.
Obviamente que muito gostaria de ter essa fotografia. Procurarei, tanto quanto possível, completar ou ir completando com informações que possa recolher mais tarde.
Este blog foi uma curiosidade e experiência na altura em que o iniciei "a mêdo" e, felizmente, hoje verifico que afinal há de facto mais do que um legado, alguma partilha para todas as pessoas que se vão interessando por isto ou aquilo.
É também um espaço aberto para sempre que o Manuel quiser deixar algum testemunho que entenda pertinente.
Muita pena tenho eu de não ser um daqueles "coca bichinhos", dominador da genealogia e de histórias familiares.
Estive muito tempo em África, longe de tudo isto e o meu (nosso) regresso também não proporcionou as aberturas que precisava.
Mas enfim ... mesmo "tarde e a más horas" cá vamos andando nos tempos livres que nem sempre existem.
O meu email: francisco.teixeira.homem@gmail.com

Um enorme abraço