BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

domingo, 14 de outubro de 2007

MOÇÂMEDES - A CASA DO MEU AVÔ JOSÉ CARLOS DE FREITAS

O João Mangericão (NECO) fez-me chegar um novo apontamento que passo a reproduzir onde procura identificar na cidade de Moçâmedes alguns dos pontos de recordação de quem por lá viveu. Foi o caso da minha mãe, tia e avós que vivera, próximo do matadouro da cidade.
Segue-se o quadro e a citação do email do Neco. Um abraço, amigo.

"De cima para baixo podes ver no largo fronteiriço à casa do teu Avô, o Matadouro Municipal, o Bungalow onde a D. Aline nos ensinava o catecismo, a continuação da Avenida do Bonfim, sobre o local onde estava o velho Campo de Football.
Logo a seguir, a Casa do Cabral Kuribeka, na esquina à esquerda da Rua do Dr. Lapa e Faro.
Na esquina oposta, à direita da mesma rua, ficava a casa do teu Avô, com a porta de acesso e janelas voltadas para o largo. No lado esquerdo da casa, ou no fundo do quintal da mesma existia uma porta de acesso usado pelo pessoal de serventia.

Tive a pachorra de ir colocando os alfinetes amarelos para recordar quem ali vivia e o nome das ruas, travessas e Bairros.

Espero que assim possas ver onde ficava a casa o "Sekulo" Freitas, teu Avô materno, ONDE CRESCIA UMA LINDA MENINA DE TRANÇAS LONGAS E NEGRAS QUE SE CHAMAVA YOLANDA, A TUA MÃE.

Um abraço para o teu Pai e para ti do João Mangericão (NECO)"

4 comentários:

MariaNJardim disse...

Olá Francisco
Francisco:
No blog www.mossãmedes-do-antigamente.blogspot.com
poderá encontrar o nome da sua trisavó MARIA ALMEIDA, que era irmã da minha avó materna MARIA DA CONCEIÇÂO, ambas filhas de ANA DA PIEDADE FROTA E JOSÈ MARTINS (GAIVOTA), naturais de Olhão.

A sua trisavó MARIA casou com ? ALMEIDA. que segundo gente antiga, era irmão do meu avô JOÂO NUNES DE ALMEIDA.(será?)
Gostaria que me informasse do nome deste seu antepassado, o marido de MARIA ALMEIDA, creio que sua bisa ou trisavó, pode ser? Cumprimentos

Saudações
Origem:

Francisco disse...

Olá

É sempre um prazer e uma alegria enorme, encontrar formas de ir completando e conhecendo as minhas origens, pese embora o facto de eu ser um grande trapalhão nestas coisas de famílias.
Contudo, e porque tenho estado a por em ordem alguns documentos que fui encontrando, talvez me atreva dizer que a minha trisavó referida deve ser a MARIA DOS SANTOS GAIVOTA que era casada com ANTÓNIO DOS SANTOS ALMEIDA. Ela era filha de JOSÉ MARTINS GAIVOTA e de ANA DA PIEDADE e ele era filho de FERNANDO DOS SANTOS ALMEIDA e de MARIA DOS PRAZERES.
Assim que possa, colocarei aqui as respectivas certidões que clarificam esta situação.
Espero ter sido preciso ou pelo menos ter ido ao encontro das dúvidas levantadas.
Cumprimentos
Francisco

Anónimo disse...

Boa noite. Chamo-me Joana e tenho andado á procura de informações sobre o apelido da minha familia. Gaivota. Ou melhor, Martins Gaivota. Encontrei esse apelido aqui referido. Agradecia que me contactasse que tiver alguma informação. Muito Obrigado pela atenção.

Meu email: jo_heaven007@hotmail.com

Francisco disse...

Olá Joana, fica combinado.
Em breve darei mais alguma informação que possa ter, ainda que acredite que não seja nada de especial.
Mas quem sabe?