"No principio já era o Verbo e o Verbo estava com Deus ... " começa assim o Capítulo I do livro "Vida de Jesus Christo Senhor Nosso" escrito por Francisco de Barros Morais Araujo Teixeira Homem, ex-governador de Santa Catarina, no Brasil.
No outro livro, "Observacoens a Alguns Numeros da Istoria do Filho de Deos" que se inicia com aquilo a que o autor diz serem Observações Preliminares, tem 660 páginas.
Contudo, na primeira página livre do livro é possível ver-se a informação de que "É autor deste livro meu avô Francisco de Barros Morais Araujo, Marechal Reformado de Infantaria, falecido em 1804, contando 84 anos de idade. 6 de Janeiro de 1870 Francisco Teixeira Homem"
Esta mesma informação repete-se na página seguinte quando se pode ler "A Ortografia agradará a poucos e em muitas cousas parecerá a todos errada."
Esta mesma informação repete-se na página seguinte quando se pode ler "A Ortografia agradará a poucos e em muitas cousas parecerá a todos errada."
O seu neto, Francisco de Barros Teixeira Homem, vem uma vez mais referir que "a letra acima é do autor deste livro - meu avô Francisco de Barros Morais Araujo Lozada, Marechal Reformado de Infantaria, falecido em 1804, contando 84 anos de idade. Samaiões 6 de Janeiro de 1970. Francisco de Barros Teixeira Homem"
Por outro lado, é possível verificar-se ainda a página que mostra a passagem do livro, em Maio de 1787, pela Mesa de Consciência, onde se filtrava toda a informação, numa espécie de censura se assim se quiser entender, com vista à verificação de heresias ou outras práticas não aceites socialmente ou politicamente
Sem comentários:
Enviar um comentário