BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

domingo, 27 de julho de 2008

LOSADA (ou LOUSADA) - TOMBO HERÁLDICO(2)


5. Comentário:
A pedra de armas, embora com um elmo sobredimensionado, tem equilíbrio e uma certa elegância. As plumas do timbre, dado o pouco espaço disponível dentro da moldura, estão deitadas, distinguindo-se com dificuldade. Julga-se que seriam três.
A identificação das armas não é fácil porque esta composição é muito pouco conhecida. Com efeito, as armas tradicionais dos Lousada (família originária da Galiza) são muito diferentes destas e incluem uma ou mais lousas (armas falantes, portanto) sobre dois ou mais lagartos.

Estas armas aludem aos feitos dos fundadores da linhagem, os irmãos Juan e Diego de Losada que, com grande valentia e determinação, terão extirpado uma praga de cobras e lagartos que haviam invadido as terras do vale de Quiroga. Na Galiza há diversas composições variantes destas armas, as únicas usadas pelos Losada.

A composição usada em Portugal brasona-se: de prata, com duas rochas de lousa de púrpura moventes do flanco esquerdo do escudo e dois lagartos de sua cor saíntes em faixa das fendas das lousas.
No entanto, alguns dos Losada que passaram a Portugal adoptaram armas muito diferentes. Braamcamp Freire (A.P.) refere a existência de armas de Lousada com composição análoga a estas, de Paradela, descrevendo-as como segue — cortado: o 1 de vermelho, leão de ouro com uma espada na garra dextra; o segundo de vermelho com cinco crescentes de prata deitados. Como se vê, a diferença está na cor do escudo e na disposição das peças, que está invertida.

Uma composição diferente destas armas aparece em Vilas Boas e Sampayo (N.P.); o escudo está fendido (1) e os crescentes surgem no primeiro. A composição que nos surge em Paradela da Veiga é registada apenas numa obra, preciosa pelo volume e qualidade da informação que contém: "Triunfos de la Nobreza Lusitana y Origen de sus Blazones", de António Soares de Albergaria, «Olysiponensis Sacerdotis pro operis Coronide Epygrama», manuscrito datado de 1631 (2).

A única diferença está no timbre que Soares de Albergaria diz ser o leão do escudo. Esta diferença não tem importância pois o timbre pode ser uma escolha individual

-------------------

1 Diz-se fendido o escudo dividido ao meio por uma diagonal do canto superior dextro para o inferior da sinistra
2 É o codice no 1119 da B NL pag 137 verso

Sem comentários: