BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

UM MORGADIO FLAVIENSE

Santo Estevam de Fayoens 
um morgadio flaviense



Edições Vieira da Silva


Nesta antiga povoação medieval, foi no século XVII instituído um Morgadio/ Vínculo pela Família COELHO, ligada aos Fontoura, Melo, Teixeira e outras.
Sabe-se da existência deste Morgadio/ Vínculo, através da Escritura de Património Eclesiástico do Rev.mo P.e Francisco Coelho Fontoura, pois nela as diversas testemunhas indagadas pelos Oficiais Eclesiásticos narram, declarando existir, uma antiga Capela com bens encapelados, na nomeada povoação antiga. Nesse mesmo Processo, existe uma transcrição do testamento do instituidor e o que as testemunhas relatam vem corroborar a existência desta transmissão, de geração em geração. Pela genealogia, foi possível relacionar as pessoas indicadas, aos dados obtidos através da documentação. O nome do Morgadio/ Vínculo será designado por «Morgadio de São Bartolomeu» ou «Morgadio do Castanheiro».
Investigações foram feitas na Torre do Tombo (DGARQ/ TT), Arquivo Distrital de Braga, Arquivo Distrital de Vila Real, Arquivo de Salamanca e na Santa Casa da Misericórdia de Chaves, além de outras obras compulsadas…
Esta monografia conta com vários capítulos, nos quais se pretendeu desenvolver investigação sobre a Província de Trás-os-Montes e Alto Douro, com especial ênfase para a região Flaviense, no que toca a notas genealógicas e outras e dar a conhecer algo inédito – no panorama genealógico e de historiografia local – que vai, certamente, enriquecer esta região muitas vezes esquecida…

Sem comentários: