BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

domingo, 10 de junho de 2007

A COLABORAÇÃO DE ALVES CARDOSO NO "CASO" DA ACTION FRANCAISE

Na sequência de um comentário seu neste blog, Isabel Menezes, neta do ilustre pintor Artur Alves Cardoso, referia-me mais tarde que " Para mim qualquer informação que possa estar relacionada com os tempos vividos pelos meus avós em Samaiões são importantíssimos pelo seu valor sentimental" dada a enorme amizade do seu avô Artur com o Sr. Padre Silvino da Nóbrega, conforme documentado aqui:

Em janeiro de 1930, fez uma visita ao seu grande amigo, o padre Silvino da Nóbrega, residente em Samaiões. De volta a Lisboa, não conseguiu vencer sua última batalha contra o mal que o atormentava, vindo a falecer em 10 de março de 1930, dois meses antes de completar 48 anos de idade.

O "Jovem" Sr. Padre Silvino da Nóbrega

Lembrei-me a este propósito de um artigo recentemente publicado no "A Bem da Nação" por Henrique Salles da Fonseca sobre o episódio dos artigos de Charles Maurras no "Action Francaise" onde demonstra, com clareza, o que é de facto, uma verdadeira e sã amizade entre 2 grandes amigos - neste caso o Sr. Padre Silvino da Nóbrega e o meu avô Francisco de Barros Teixeira Homem.

Depois do Sr. Bispo ter referido Charles Maurras como herege e, sabendo o Sr. Padre Silvino que ele era de leitura assídua do meu avô Francisco, na Casa de Samaiões, não é para admirar o mau momento que o Sr. Padre Silvino passou para ter de fazer passar a mensagem àquele que era de facto o seu grande amigo, tanto mais que conhecia perfeitamente o comportamento e a personalidade deste meu avô em momentos destes.
O meu avô Francisco em 1960
Por isso, e tendo em conta a enorme amizade que também existia entre o meu avô e o ilustre pintor Artur Alves Cardoso, pediu a este para ir à Casa de Samaiões preparar caminho até que ele lá fosse para, de viva voz, poder recordar ao meu avô as obrigações a que estava sujeito.

Durante 2 dias, Alves Cardoso, esteve na Casa de Samaiões a conversar com o meu avô sobre o caso, com a maior subtileza e diplomacia possível, de tal forma que, quando o Sr. Padre Silvino chegou à Casa de Samaiões, o assunto em questão já não era totalmente estranho ao meu avô e este já teria reflectido sobre a sua decisão.

O meu avô Francisco, sempre considerou imenso o pintor Artur Alves Cardoso e ouviu-o sempre com a maior atenção, como aliás ouvia todos aqueles por quem nutria muita estima e consideração, como era este o caso.
Quadro do Sr. Padre Silvino, pintado por
Alves Cardoso na Casa de Samaiões

Assim, a intervenção do pintor Alves Cardoso, cerca de 4 anos antes de falecer, revelou-se de enorme importância na resolução desta questão que envolvia uma amizade ímpar e de enorme grandeza.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá!

Queria dizer-lhe que o Padre Silvino era nosso tio, em concreto tio da minha avó que tem 71 anos, de facto ficou curiosa ao saber que existia uma página onde havia alguém interessado no passado de Samaiões. Toda a família da minha avó (os 8 irmãos e os pais) nasceram em Samaiões. A minha avó afirma conhecer os seus avós (os Senhores Barros) de quando ela era pequena. Se estiver interessado em conhece-la mande-me um email a seguinte direcção: Stryflash_79@hotmail.com

Francisco disse...

Amigo(a)
Obviamente que muito gostaria de conhecer a sua avó. Vivo em Aveiro mas, numa oportunidade, encontrar-me-ei certamente com ela e, quem sabe, consigo também.

O senhor padre Silvino era tido como uma pessoa da Casa de Samaiões, muito, mas mesmo muito considerada pelo meu avô com quem tinha uma amizade enorme e indestrutível e muito estimado e respeitado pelo meu pai e por todos os meus tios.
Uma amizade muito linda e "à antiga", daquelas que hoje não é fácil encontrar.
Já respondi para o seu email
Cumprimentos

Unknown disse...

Sou aluna do Curso da História da Arte da Faculdade de Letras de Lisboa, orientada pelo Prof. Victor Serrão.
Tenho para fazer um trabalho sobre uma pintura.
Dos pintores que seleccionei, um deles é: Alves Cardoso. Concretamente gostaria de me debruçar sobre sua obra "Idílio" que se encontra no Museu de Arte Contempôrânea de Lx.
Através de uma pesquisa na internet vim ter ao seu Blogue.
Assim, pedindo desculpa pela minha ousadia, gostaria de saber se me pode habilitar com alguma informação, nomeadamente sobre o quadro "Idílio" que possa substanciar iconologica e iconograficamente a referida obra.
Os meus agradecimentos,
Ilda Teixeira

Francisco disse...

Olá Ilda Teixeira

Penso que será possível ajudá-la através de um familiar directo de Alves Cardoso. Será uma boa ajuda para o seu trabalho, tenho a certeza.
Contudo, e para o efeito, terá de me fazer chegar um contacto já que não o poderei fazer por intermédio deste "post".
Cumprimentos

Meu email: francisco.teixeira.homem@gmail.com