BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

domingo, 27 de julho de 2008

LOSADA (ou LOUSADA) - TOMBO HERALDICO(3)

6 Identificação da família

Estas armas pertencem a família Barros, de Samaiões De uma forma multo simplificada, segue o registo genealógico destes Losada (1)

I — Pedro Rodrigues Lousada Fidalgo espanhol Casou com D Ana Pires da Veiga, natural de Quiraz, Concelho de Vinhais Tiveram, pelo menos:

II — Francisco Rodrigues Lousada Casou com D Isabel Vaz de Moraes, de Vilar Sêco de Lomba, descendente dos Moraes, Senhores de Vinhais que alegam descender de um dos Condes Soberanos de Castela, dos Reis de Navarra e de Leão Tiveram, pelo menos:

III — Pedro Rodrigues de Moraes Capitão Mor de Vilar Seco de Lomba Casou com D Maurícia de Barros, de uma ilustre família de Águas Frias Tiveram, pelo menos:

IV — João de Barros Pereira do Lago. Foi cavaleiro Professo na Ordem de Cristo. Tenente Coronel de Cavalos. Casou com D. Jerónima de Moraes Ferraz (2). Tiveram, pelo menos:

V — Francisco de Barros de Moraes Araujo Teixeira Homem, Marechal de Campo já referido em XLII (3). Casou com D Luiza Joaquina de Arrochela de Castro de Almada e Tavora, da família Castro Moraes, de Chaves, senhores dos Morgados do Populo e Santa Catarina Tiveram, pelo menos:

VI — Joaquim Teixeira de Barros de Araújo Lousada. Casou com D Maria Barbara Damasceno de Sousa Yebra y Oca, da Casa dos Morgados de Vilar de Perdizes Foi sua herdeira:

VII— D Luiza Adelaide de Sousa e Barros Casou com o Brigadeiro de Cavalaria Joaquim Ferreira Cabral Paes do Amaral. Tiveram, pelo menos:

VIII — Manuel de Barros Ferreira Cabral Casou com D Mana Leonor Paes de Sande e Castro, bisneta dos 5 °s Viscondes de Asseca Tiveram, entre outros, o Dr Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, senhor da Quinta de Samaiões, que casou com D Maria da Assunção de Abreu Castelo Branco, filha dos 3.°s Condes de Fornos de Algodres e o Dr. António de Sales Paes de Sande e Castro de Barros, senhor da Quinta de Paradela, que casou com D. Helena Cicília Dora Wemans.
Ambos com descendência descrita nas obras já mencionadas (4)

7. Bibliografia:

Além da citada nas notas: —A.P. —pág. 281.

— C.P. — vol 1, pág. 345 e 346; vol. III, pág. 222 em diante.
— F.G. — vol. XXT, Moraes, § 52 e § 55.
— N.P. — pág. 294.
— José Carlos de Athayde de Tavares, Amaraes Osórios, Lisboa, 1986, pág. 247 a 253.
— Nobiliário de Alentem, anotado pelo Visconde de Cortegaça, Viana do Castelo, 1955, fl. 114.
— J. Moniz de Bettencourt, O Morgadio de Vilar de Perdizes, Lisboa, 1986.

-------------------
1 Os dados genealógicos são retirados de FG e do Abade de Baçal
2 Esta senhora como já dito descendia dos Teixeira Homem e outras ilustres famílias de Chaves
3 Francisco de Barros Ferreira Cabra! Teixeira Homem Chaves na revolta de 1808, Chaves 1930 (Fornece dados biográficos de alguns dos militares da família)
4 Para as últimas gerações ver o Anuário da Nobreza de Portugal, III, tomo 11, 1985, pág. 771 e 772

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Um blog bastante interessante! Tinha interesse em lhe fazer umas perguntas relativas a uns familiares. Tem algum endereço email através do qual o possa contactar?

Anónimo disse...

Olá Boa tarde, consegue ligar esses lousadas aos Lousadas do Felgueiras Gaio?

Luis Quinas Guerra

Francisco disse...

Talvez para fiquico@gmail.com

Francisco disse...

Caro Luis Guerra
DE facto não encontro qualquer ligação.
Um abraço