BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

domingo, 27 de julho de 2008

TEIXEIRA - TOMBO HERÁLDICO (3)


Vejamos pois a genealogia descendente de Leonardo Teixeira até aos seus bisnetos, seguindo apenas as linhas de varonia:
1 — Leonardo Teixeira
Teve ordens menores em Braga a 19 de Setembro de 1529. Foi Chanceler da Comarca de. Chaves. Casou com D. Antónia de Figueiredo, filha de Francisco da Costa Homem, Alcaide Mor de Bragança, e de sua mulher D. Catarina de Figueiredo, de Viseu. Tiveram:
1 (II) — Martim Teixeira Homem, que segue.
2 (II) — Francisco da Costa Homem Teixeira, Chanceler. Teve um filho Sacerdote e várias filhas.
II — Martim Teixeira Homem
Foi Comendador de S. Nicolau de Carrazedo de Montenegro. Casou com D. Francisca Alvares Veloso, filha de António Alvares Veloso, Abade de Eiró. Tiveram:

1 (III) — Leonardo Teixeira Homem. Foi Cavaleiro Fidalgo. Casou com D. Joana de Castro e teve, como únicos filhos varões, os Padres Martim Teixeira Homem e Pascoal Teixeira(10).
2 (III) — Francisco Teixeira Homem. Casou com sua prima D. Maria de Moraes, neta de Fernão da Costa Homem e Isabel Gomes Teixeira, atrás referidos. Tiveram, como único filho varão, Fr. Francisco de Chaves.
3 (III) — João Teixeira Homem. Foi soldado na Índia e aí faleceu, solteiro.
4 (III) — Gonçalo Teixeira Homem. Casou com Isabel Mendes, filha de Manuel de Araújo Negreiros e Violante de Queiroga. Tiveram:

1 (IV) — Francisco Teixeira. Sendo soldado, faleceu em Orense, solteiro.
2 (IV) — João Teixeira Homem. Foi Sargento Mor da Ordenança em Chaves. Casou com Joana Padrão, filha de Pedro Barreira Loução e Francisca Alvares. Tiveram descendência.
3 (IV) — Manuel Teixeira Homem. Casou com Francisca de Barros, filha de Baltazar de Barros Pimentel. Tiveram geração (11).
4 (IV) - Martim Teixeira Homem. Casou com Mariana da Fonseca, filha do Dr. Francisco da Fonseca e de Gracia Mendes de Sá. Tiveram geração.

De acordo com as genealogias mais completas e seguras (12) estes são os netos e bisnetos de Leonardo Teixeira, sem quebra de varonia. Se foi respeitado o Regimento da Armaria no desenho e gravação da pedra, um destes terá sido o dono da casa. Embora- todos igualmente prováveis, se entrarmos em consideração com a continuidade da ligação com Chaves, teremos que admitir maior probabilidade para os netos Francisco — 2 (III) — e Gonçalo — 4 (III) — e para os bisnetos João — 2 (IV) — Manuel — 3 (IV) — e Martim 4 (IV).

7. Bibliografia e Fontes documentais:
Além da indicada nas notas:
— A.N.T.T. — Habilitações para o Santo Ofício, António, maço 3, dil. 131, ano 1624. Francisco, maço 16, dil. 473, ano 1678.
— A.D.B. — Habilitações de Genere — Francisco Teixeira de Castro, ano 1706.
— F.G. — tomo XXVII, título Teixeira, § 13, 50, 51, 52 e 79. Costados, tomo 4, árv. 21.
— G.M., op. cit., título 9.
— Júlio A. Teixeira, op. cit., vol. IV pág. 479 a 489.
— Luís de Meio Vaz de São Payo, Famílias de Chaves — I, in Raízes e Memórias, n.° 12.
Lisboa. Junho de 1996.

-----------------------------
10 De uma irmã destes padres, D. Maria Teixeira de Moraes, descende a família Barros de Samaiões e Paradela.
11 J.G. Calvão Borges, Barros de Carrazedo de Montenegro, fidalgos e cristãos novos, Santo Oficio e estatuto social no Trás-os-Montes dos séculos XVII e XVIII. Sep. de Armas e Troféus. Lisboa, 1983.
12 Baseando-se essencialmente em EM.S., a genealogia apresentada apoia-se também em Habilitações de Genere e Habilitações para o Santo Ofício.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite,
Gostaria de perguntar se tem algum
dado sobre uma senhora Luisa Teixeira que foi mae de Francisco Teixeira.
Francisco Teixeira casou com uma senhora ximenes de aragao e foram viver para Lisboa.
Li ha muito tempo, numa obra, que uma luisa teixeira tinha recolhido a um convento.
Francisco Teixeira e filho de pai incognito. Sera que e ela ?
Na altura ainda nao sabia que ela era natural dessa zona do pais.
Desde ja muito obrigada.
O meus contacto e:

mmtagg@gmail.com

Os meus cumprimentos,
M.Manuela Teixeira de Aragao Gamito Gomes