Com o patrocínio exclusivo do BPI e o apoio da Associação dos Amigos da Torre do Tombo, a Editora Guarda-Mór lançará no princípio de Setembro o primeiro volume da obra de Luis Amaral “Índice dos Registos Paroquiais de Lisboa – Casamentos” que divulgará os índices de todos os casamentos realizados nas freguesias da cidade de Lisboa entre 1801 e 1850.
O trabalho será distribuído por 10 volumes que incluirão, cada um, cinco anos de registos. Neles se disponibilizará a súmula de cada assento – com indicação dos nomes dos noivos, a data, freguesia, livro e folhas -, um índice por primeiro nome do noivo e da noiva e, finalmente, um índice por apelido ou sobrenome dos dois nubentes.
Com prefácio do Professor Doutor António de Sousa Lara, este primeiro volume abrange o período de 1801 a 1805. Inclui 7.795 registos de casamentos nas 47 freguesias em que Lisboa se encontrava dividida nessa época. Levanta-se assim a relação das cerca de 15.000 pessoas, lisboetas, de fora da cidade e do estrangeiro, que aqui viveram ou escolheram Lisboa para dar início a novos núcleos familiares durante os cinco primeiros anos de oitocentos.
Seguir-se-ão os registos de todos aqueles que o fizeram até meio desse conturbado século XIX. À importância da obra para todos os investigadores desse período (não apenas genealogistas, para quem será fundamental) corresponde o trabalho incansável de 28 anos de investigação que o Autor do “Genea Portugal”, entre outras obras, agora apresenta publicamente. Trata-se de uma edição limitada deste trabalho importantíssimo para a investigação histórica no futuro que será lançado a 6 de Setembro na Biblioteca Genealógica de Lisboa.
O preço de venda ao público será de 40 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário