BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

quarta-feira, 14 de março de 2007

MARIA LEONOR DE BARROS




Maria de Barros (1887-1978)
Uma Transmontana Pelo Coração

Maria Leonor de Barros, a autora do livro, é sobrinha de Maria Amélia de Sousa Barros de Sande e Castro, a quem este livro é dedicado.


Maria de Barros, nascida a 10 de Novembro de 1887 na Foz do Douro, mudou-se muito cedo para a Casa de Samaiões, onde residiu uma parte da sua vida antes de se mudar novamente, em 1920, com sua mãe Maria Leonor Paes de Sande e Castro de Barros (1867-1955) para a Casa de Paradela onde vivia seu irmão, António de Sales Paes de Sande e Castro de Barros (1891-1973), casado com Helena Cecília Dora Wemans de Sande e Castro de Barros (1895-1975).

O pai de Maria Amélia de Sousa Barros de Sande e Castro, Manuel de Barros Ferreira Cabra! Teixeira Homem (1835-1916), era dono da Casa de Samaiões, que ficou para o seu filho mais velho, morgado, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem (1889-1966), casado com Maria d’Assumpção d’A breu Castelo Branco, filha dos Condes de Fornos. Estes são os meus avós paternos que tive a enorme felicidade de os conhecer, pese embora ter nascido em Angola e lá ter vivido quase todo o período em que eles foram vivos
Os irmãos de Maria de Barros eram ambos formados em Coimbra:

  • António de Sales Pais de Sande e Castro de Barros em Filosofia
  • Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem em Direito

Neste livro, a autora, faz uma abordagem à história da época de forma a enquadrar a vida de Maria de Barros com a sua familia, com destaque para as primas, e as amigas antes de se referir à mensagem do seu testamento e à sua memória. Refere ainda a genealogia da família Barros e da família Paes de Sande e Castro. A parte final contém algumas fotografias de família e a História da Casa de Paradela, da Casa de Casas Novas e dos Brasões da Casa de Samaiões e da Casa de Paradela.

O PERFIL DE UM TRANSMONTANO

ANTÓNIO DE BARROS

Neste outro livro de Maria Leonor Barros, cuja capa é um quadro de António de Barros pintado a óleo pelo pintor naturalista Alves Cardoso, começa por fazer igualmente um resumo do contexto histórico da época.

Relata, por vezes de forma minuciosa, alguns pormenores da vida de António de Barros tanto na sua relação com o meio, como na sua relação com a família antes de terminar com uma fotobiografia e os anexos das genealogias, brasões e a História da Casa de Paradela.

António de Barros, era portanto, meu tio-avô paterno, irmão mais novo do meu avô Francisco e da Maria Amélia, a irmã mais velha. António de Sales Paes de Sande e Castro de Barros (1891-1973) nasceu a 25 de Maio de 1891, na Casa de Samaiões, em Chaves. Era filho de Manuel de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem (1833-1916) e de Maria Leonor Paes de Sande e Castro de Barros (1867-1955).

7 comentários:

Isabel disse...

Caro Sr
Foi com imensa satisfação que encontrei esta sua página e explico-lhe porquê: é que sou neta do pintor Alves Cardoso a que faz referência. Devo dizer que foi só há poucos anos que visitei Samaiões. Eram paragens que faziam parte do meu imaginário e tinha até alguma apreensão em lá ir. Mas fui e fiquei deslumbrada. Gostava muito de poder ter acesso aos livros de Maria Leonor de Barros. Será que pode ajudar-me? Tudo o que me possa contar História sobre Samaiões é para mim muito importante.
Os meus cumprimentos
Isabel meneses

Francisco disse...

Olá Isabel

Agradeço a sua atenção e a sua assinatura nesta página. É uma honra, acredite.
De facto, o livro referido é uma Edição da Autora, não sei onde conseguir. Contudo, vivendo eu em Aveiro, em breve deslocar-me-ei a Lisboa e vou procurar saber como conseguir-lhe o livro. Depois, contacta-la-ei neste post que é a possibilidade que tenho.
Na verdade, o seu avô era uma visita querida lá de casa, um grande amigo do Sr. Padre Silvino, a quem inclusivamente pintou um quadro, que era, também ele, uma amizade muito especial do meu avô Francisco.
A História da Casa de Samaiões tenho de a ir fazendo aos poucos, com a ajuda de Todos, porque, tendo eu nascido e vivido grande parte da minha vida em Angola, tenho de ir procurando, aqui e ali, algumas coisas para refazer e fazer essa História.
Muito obrigado uma vez mais.
Cumprimentos
Francisco Teixeira Homem

francisco.teixeira.homem@gmail.com

Anónimo disse...

Procuro informaçoes sobre

1. Ana da Conceição de Morais (n. 1793, em Sesmil, freguesia de Travancas )cc. Vicente de Morais (n. 1787, na freguesia de Moiros; f. 1842). Casaram em 1809 e moraram em Chaves na Casa de Moiros, tinham uma Quinta em Samaiões.
Filhos:

2.Maria (n. 1822; f. 1842) cc. Manuel Joaquim da Silva Bravo
Filhos:
3. Maria da Silva Bravo (n. 1842)

2. Ana Augusta de Morais (n. 1834 em Chaves cc. José Manuel Fernandes Teixeira de Carvalho, da Casa da Quartas, em Abambres de Mateus, Vila Real
Filhos:
3. Adelaide cc. Manuel Joaquim Gonçalves de Castro (n. Monção, Tangil). Com geração nos Morais e Castro
3.Gloria
3. Antonia cc Francisco Luis Alves (M: Chaves)

2. Ermelinda (n. 1836)
2. Antonia

Anónimo disse...

Os meu sinceros parabães cada vez que visito este site fico muito contente de saber mais um pouco da historia de samaiões...foi la que nasci e vivi toda aminha infancia trabalhei alguns anos nessa quinta a guardar as vacas e trabalhos domésticos na altura do Sr.Antonio de Barros e sua irma Luisa mais conhecida por (menina)
sr.Antonio que tinha um filho chamado Francisco e quando era as férias da escola passavamos bons momentos...Pedro cardoso...sobrinho da sra Austa de samaiões

Unknown disse...

Ola,sou natural de Samaioes onde cresci a olhar para o lindo solar que via da janela da casa dos meus pais...sempre tive admiraçao pela casa que a minha bisavo descrevia tambem ,pois nela tinha trabalho-do algum tempo..é com satisfaçao que descubro este blog...obrigado por me relembrar bons tempos.. Tempos em que fui algumas vezes a essa casa visitar a "menina" sua tia Luisa.

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns por este site.Sou natural de Samaioes pois alí vivi até aos meus 19 anos altura em que fui para Moçambique.Conheci a familia e prinipalmente a Menina Luisa Adelaide,com quem até a minha irmã Palmira fala muitas vezes ao telefone pois ela reside em Lisboa.Conheci muito bem o pai Dr.Francisco de Barros, seu irmão António de Paradela, bem como o Sr.António de Barros que esteve em Angola, o irmão Joaquim que residia no Brasil.Tamém gostava imenso de adquirir o livro mencionado em cima.Se me puderem dar alguma informação agradecia. Meu mail manuel-lisboa@sapo.pt.

Anónimo disse...

Os meus sinceros parabéns por este site.Sou natural de Samaioes pois alí vivi até aos meus 19 anos altura em que fui para Moçambique.Conheci a familia e prinipalmente a Menina Luisa Adelaide,com quem até a minha irmã Palmira fala muitas vezes ao telefone pois ela reside em Lisboa.Conheci muito bem o pai Dr.Francisco de Barros, seu irmão António de Paradela, bem como o Sr.António de Barros que esteve em Angola, o irmão Joaquim que residia no Brasil.Tamém gostava imenso de adquirir o livro mencionado em cima.Se me puderem dar alguma informação agradecia. Meu mail manuel-lisboa@sapo.pt.