BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

HERANÇA FABULOSA PARA 200 PORTUGUESES


Uma fortuna de valor incalculável deixada por D. António Correia de Sá, 6º visconde de Asseca, falecido em 1844 no Brasil - e que nunca foi reivindicada - vai beneficiar cerca de 200 portugueses.
A notícia da fabulosa herança foi trazida a Portugal por um grupo de advogados brasileiros especialistas em processos antigos e colheu de surpresa os herdeiros que ignoravam ter terras no Brasil.
Segundo os advogados Nildo Martini e Edilson Soares, as próprias autoridades brasileiras estariam interessadas em descobrir os proprietários dos terrenos "até porque assim poderão receber os respectivos impostos".
A Herança, confirmada por Filipe II, data de 1594 quando o então governador e capitão geral do Rio de Janeiro, Salvador Correia de Sá concedeu a seus filhos Martim e Gonçalo Correia de Sá as propriedades denominadas Gávea, Tijuca, Jacarepaguá e Campo de Goytacazes.
As terras foram sendo sucessivamente herdadas pelos descendentes primogénitos dos dois primeiros donatários até que em 1844, por morte de D. António Maria Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara, o direito à herança estendeu-se a todos os seus filhos, independentemente da primogenitura, por ter sido extinto o morgadio.
Desde então, a herança tem permanecido indivisa por falta de inventário, resultando ao longo das várias gerações o aumento de número de herdeiros, que atinge actualmente cerca de 200.
_______________
nota: Título criado por D. Afonso VI, rei de Portugal por carta de 15-01-1666a favor de:Martim Correia de Sá e Benevides Velasco, 1º visconde de Asseca * 1639

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá eu sou professora de uma grande escola no município de Campos dos Goytacazes o colégio CENSA (www.censa.com.br). Realmente eu adorei as informações do seu blog e ficaria mais feliz ainda em saber se posso contar com sua ajuda em mais informações como fotos e outras sobre os Assecas em nossa cidade. Como dou aula na 2ª série damos preferência ao estudo sobre a história e geografia do município.
Por favor ficaria muitíssimo agradecida com sua ajuda.

Atenciosamente Dayse Azevedo
dd.azeve@bol.com.br

Anónimo disse...

Olá Dayse
Naquilo que eu souber e for capaz de lhe transmitir, pode contar comigo. O que entender util, pode retirar do blog sem qualquer problema.
Sempre que souber de mais alguma coisa, acrescentarei.
Esteja à vontade.
Bjs

Unknown disse...

Olá...

Me chamo MEG CORREIA DE SÁ e meu irmão CARLOS AUGUSTO CORREIA DE SÁ.
Somos de Curitiba/PR.
Será que temos parentesco com essa família Correia de Sá...?Será que fazemo parte dos herdeiros de D. Antonio!!!???

megdesa@gmail.com

Juliana Correa disse...

Ola achei o blog por acaso ... interessante a foto ... meu nome é Juliana sou de tijucas SC sempre investiguei a historia da minha familia os documentos de meu meus avos e bizavos sabe que meu bizavo nossa e isso eu nem era nascida ainda ele entro com pedido pra essa herança pq ele era neto e o tata crispim ja havia falecido rsrsrs mais meu biza faleceu tem mais de 15 anos com 94 anos isso nunca deu em nada ... meu avo que conta mt dessa historia ai ... pq o avo dele contava imagina meu deus e meu vo ele fez hj 84 anos bom a nossa familia eh mt mais mt mesmo grande aqui em Santa Catarina .. regiao de Florianópolis ... vou deixar meu msn caso queiram se comunicar sobre correasss rsrsrs
Um Abraço
Juliana Corrêa -

Juliana Correa disse...

juzinhascorrea@hotmail.com

Anónimo disse...

Boa tarde meu nome é Sunciaray Moller Brilhante...o nome do meu bisavô é Delmonte Correia Moller... será q minha familia tb é herdeira...?