BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sábado, 14 de abril de 2007

A LIGAÇÃO AOS ASSECAS E A SALVADOR CORREIA DE SÁ E BENEVIDES

A nossa genealogia com os Assecas e com Salvador Correia de Sá e Benevides, que restaurou o domínio português em Angola em 15 de Agosto do ano de 1648, faz-se pelo lado da minha avó paterna, Maria da Assunção de Abreu Castelo Branco, de sua mãe, D. Maria da Assunção Rosa Brazea do Perpétuo Socorro de Almeida Correia de Sá, e de seu avô, José Correia de Sá e Benevides Velasco da Câmara

A árvore segue a seguinte ramificação:

(meu 9º avô)
/
(meu 8º avô)
1º visconde de Asseca
/
(meu 7º avô)
- 3º visconde de Asseca
/
(meu 6º avô)
/
(meu 5º avô)
5º visconde de Asseca
/
(meu 4º avô)
- 6º visconde de Asseca
/
(meu tri avô)
/
(minha bisavó)
3º conde de Fornos de Algodres
/
(minha avó)
/
(meu pai)
/

14 comentários:

Anónimo disse...

Nasci e moro na Cidade de Campos dos Goytacazes no Norte Fluminense. Pesquiso a história do município. Em 29 de maio de 1677 foi criada a Vila de São Salvador dos Campos dos Goytacazes pelo seu ancestral o 1º Visconde de Asseca. Você teria algum material referente a essa data que poderia me ceder uma cópia?

Grato!

Genilson Soares

Anónimo disse...

Desculpe-me, esqueci de informar o meu e-mail: genilson@viacabo.com.br

Genilson Soares
Brasil

Anónimo disse...

Mande um beijo para Benta Pereira!!!

Anónimo disse...

Caro Francisco,
Grato por disponibilizar informações sobre a família Correia de Sá e Benevides.
Pergunto-lhe se você saberia especificar a filiação do Padre Luiz Correia de Sá e Benevides, nascido no RJ, e que se mudou no século XIX com a família para o Nordeste (Paraíba), onde teve papel na Revolta republicana de 1817 e na Confederação do Equador em 1824. Ele residia na Fazenda Acauã.
Obrigado!

Anónimo disse...

Desculpe, o nome completo é Luiz José Correia de Sá e Benevides...

Francisco disse...

Caro amigo

Aquilo que me foi dado encontrar sobre Luis José Correia de Sá Velasco e Benevides é o seguinte, muito embora não saiba se estamos a falar da mesma pessoa porquanto não nasceu no Rio de Janeiro conforme sua informação anterior.

Assim, Luis José Correia de Sá Velasco e Benevides nasceu em Arruda dos Vinhos, São Quintino em 15.10.1698 e faleceu em Lisboa, Santos-o-Velho em 26.06.1762.

Os seus pais eram Diogo Correia de Sá e Benevides Velasco, 3º visconde de Asseca, nascido em 07.05.1671 e Inês Isabel Virgínia da Hungria de Lancastre nascida em10.12.1678.
Casou em Lisboa, na Pena em 17.09.1758 com Francisca Joana Josefa da Camara que nasceu em 27.12.1740.

Ambos tiveram os seguintes filhos:
- Salvador Correia de Sá Benevides Velasco da Camara, 5º visconde de Asseca que nasceu em 06.03.1760, casado com D. Helena Gertrudes José de Mello Maria Benedita de São Paio Melo e Castro
- Leonor Correia de Sá que nasceu em 24.07.1761 e não casou.

Peço desculpa pelo atraso na resposta mas, como estive ausente do país em férias, só agora me foi possível responder.
Espero francamente ter ido ao encontro das suas pretensões, pese embora eu não seja grande coisa em genealogia. Contudo, o mundo actual permite-nos milagres como este: o de eu ter conseguido encontrar ... algum "rastilho".
Cumprimentos

Francisco disse...

Caro amigo

Só agora reparo que a data do seu falecimento é anterior à Revolta e à Confederação que refere. Algo de facto não está a bater bem mas olhe, para já, foi o possível.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Grato pela atenção, Francisco.
Segundo registros dos meus familiares, Luiz José Correia de Sá Velasco e Benevides (1698 – 1762) govenou Pernambuco por um breve período em meados do século XVIII. Na época, um casal de primos, do ramo Tavares de Sá e Benevides, adquiriu terras e instalou-se na região que hoje é Souza, na Paraíba, deixando descendência. Posteriormente, no século XIX, o Padre Luiz José Correia de Sá, iluminista e revolucionário, mudou-se do Rio de Janeiro para a Fazenda Acauã, na Paraíba, ao que parece por recomendações médicas. Levou a irmã, Cipriana Correia de Sá, casada com o primo Francisco Tavares de Sá e Benevides, e também os pais. O casal é o tronco familiar dos Benevides do Ceará. Atradição de participar na vida política e religiosa parece ser uma característica familiar. Em 1840, mudou-se para o Ceará (Mombaça), o Padre Antonio José Sarmento Benevides, sobrinho-neto de Francisco e Cipriana, levando parte da família. Aliás, li que o primeiro Luiz José Correia de Sá também foi seminarista no início da vida adulta. Até aqui vai o meu conhecimento sobre a origem dos Correia de Sá e Benevides do Nordeste. Se souber esclarecer os vínculos familiares entre os dois Luiz José (se é que existem), fico-lhe agradecido. Abraços!

Unknown disse...

Estou a estudar os decendentes de Salvador Correia de Sá e Benevides no Brasil. Aguardo livros publicados em comemoração do IV centenário do Rio de Janeiro, artigos do instituto do Ceará e de outros institutos históricos do nordeste brasileiro, pois pertenço ao ramo cearense,onde já identifiquei 54 ancestrais, que por sinal há muita consanguinidade neste ramo cearense. Na árvore que formei há 5 pares de irmãos, um deles é minha bisavó paterna irmã de meu bisavô materno.
Quando dispor de mais dados poderei notifica-los.

Carlos Barradas disse...

Olá
Estou a tentar fazer a minha árvore genealógica e deparei com um tio avô meu que tem apelido de Correia de Sá, Francisco Correia de Sá Teixeira e irmão de António Teixeira Porto, naturais do Porto.
Será que me poderia dar mais algumas pistas? Ficaria muito agradecido. Obrigado e Cumprimentos
Carlos Barradas

Anónimo disse...

Caros amigos portugueses:
Nasci e vivo na cidade do Rio de Janeiro. Estou pesquisando a origem dos "Corrêa de Sá". Meu avô paterno, João Corrêa de Sá, nasceu em Ponte de Lima, norte de Portugal,em 1876. Ele veio para o Brasil em fins do séc.XIX, casou-se com uma brasileira e teve 5 filhos. Pela sua certidão de nascimento tirada no Arquivo Distrital de Viana do Castelo, consegui descobrir os nomes de seus pais e de seus avós. Se alguém puder me ajudar a caminhar nessa pesquisa, ficarei muito grata.
Eliane Dutra Corrêa de Sá

Unknown disse...

caríssimo,
fortuitamente, adquiri hoje um lote de fotografias antigas na feira da ladra de lisboa, local identico à praça XV aí no rio.
Embora aleatórias quanto à sua origem, numa delas vem escrito no verso : MARIANA DE SOUSA BOTELHO MOURÃO E VASCONCELOS,que foi casada com o 7º Visconde de Asseca D. SALVADOR CORREIA DE SA !!! nascida a 22.10.1823 e falecida a 19.3.1912
caso tenha interesse na sua imagem, enviar-lhe-ei via email.
Saudações, e se precisar de um contacto mais personalizado, queira se dirigir a um grande amigo que tenho aí no Rio, o Sr JOSÉ ESTRELA, gerente da LIVRARIA CAMÕES, localizada junto à estação do carioca, entre a av. rio branco e o convento de s. francisco, que ele logo entrará em contacto comigo.

Anónimo disse...

Cario senhor,

Sou Matheus Miranda de Sá Campelo, moro no Rio de Janeiro, tenho meus 18 anos e estudo minha ancestralidade.
Me deparei com um senhor chamado Salvador Correa de Sá, que fora Moço Fidalgo com exercicio até 1847, ano de sua morte, comerciante e Resposteiro da Camara do Numero Real por alvará de 1820, sendo este pai de Militão Correa de Sá, Presidente do Banco do Brasil no seculo XIX e fazendeiro importante, tendo esta genealogia um descrição completa no livro Anuario Genealogico, de Salvador Moya, algo que não tenho acesso venho a perguntar a todos se não há alguem que tenha acesso ao livro para me passar dados ou alguem que já os possua.

Desde já mui agradecido

Mat_Miradex@hotmail.com

Anónimo disse...

Se me permitem, gostaria somente de expressar meu prazer em encontrar esta página. Descendo do 5o. Visconde de Asseca. Parabéns autor. Luiz Corrêa de Sá e Benevides