BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

sábado, 21 de abril de 2007

TORRE DO TOMBO: MOÇÂMEDES

Uma pessoa amiga que recentemente se deslocou ao sul de Angola, mais propriamente à cidade de Moçâmedes, acaba de me enviar uma foto da casa, no bairro da Torre do Tombo, onde em tempos viveram os meus avós maternos José Carlos de Freitas e Cesaltina Seixal de Freitas e onde a minha mãe, Maria Iolanda, passou grande parte da sua juventude. Viveu e cresceu ainda nessa casa, a minha tia e madrinha Alice
A degradação é visível para não dizer completa.
Fica a recordação de um espaço onde sei que foram todos muito felizes.



5 comentários:

Francisco disse...

Thanks, Biby Cletus, I´m very pleased with your opinion and I´m also surprised with your interest from India

MariaNJardim disse...

Foi por acaso que entrei neste blog e foi com surpresa que constatei tratar-se de uma pessoa, cujos antepassados são comuns aos meus. Se não estou errada, todos tivemos a nossa origem em: ANA DA PIEDADE FROTA + JOSÉ MARTINS (GAIVOTA). Deste casal (meus bisavós), nasceu a minha avó e uma irmã Maria. Dessa irmã Maria nasceu a Leontina, que penso seja a mãe de Cesaltina, por sua vez mãe da Iolanda, sua mãe. Será?
Origem: Olhão. Os meus cumprimentos.
Mª Nidia Almeida Jardim

Francisco disse...

Olá Nídia
Mais uma vez, a nossa vida é, de facto, uma caixinha de surpresas.
Obviamente que há uma linha comum.
A Leontina Almeida (minha bisavó), casada com Manuel Viegas Seixal eram os pais da minha avó Cesaltina e, a Iolanda, era de facto a minha mãe.
Quem me enviou esta foto foi a Reginalda e a mâe, D. Etelvina, que estão numa dessas fotos do seu Blog, nas Caldas, com quem me costumo encontrar.
Por outro lado, o sr. Mário Frota (pai do Eduardo) foi meu vizinho em Benguela e tenho uma ténue ideia da minha mãe referir algum parentesco, não sei se estou enganado.
E Olhão, foi de facto o ninho. Creio que também a Madeira, mas já não sei bem como.
Esta coisa de famílias, dá-me cabo da cabeça :) :) :)

Anónimo disse...

Eu encontrei o registo de casamento do José Martins Gaivota na torre do tombo porque estava á procura dos meus "antepassados" e foi engraçado ter visto agora o mesmo nome neste blog :).
Pois já vi que a origem é mesmo de Olhão.. mas a origem mesmo do nome é que é uma coisa que não encontro em lado nenhum. Alguém sabe?

Obrigado...

Boa noite eheh

(jo_heaven007@hotmail.com)

Francisco disse...

Olá Joana

É uma satisfação enorme verificar que aos poucos vamos conseguindo fazer a árvore da nossa família.
Muito em breve procurarei dizer mais alguma coisa sobre o assunto em causa para o referido email ainda que me pareça que não possa ajudar grande coisa na origem do nome.