BOAS VINDAS

Benvindos a este espaço! Esta é uma página estritamente familiar, aberta a todos aqueles, familiares ou não, que de alguma forma queiram contribuir com o que sabem e conhecem ou simplesmente tenham meras curiosidades e questões que pretendam levantar. Tudo o que diga respeito ou se relacione com a família do meu pai ou da minha mãe, será sempre objecto da minha atenção.

quarta-feira, 4 de abril de 2007

GENERAL CARLOS DE AZEREDO



Os meus terceiros avós, Joaquim Ferreira Cabral Paes do Amaral e Maria Adelaide Sousa Barros, tiveram, entre outros, dois filhos:
1 O meu bisavô, Manuel de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem e 2 António Ferreira Cabral Pais do Amaral
O primeiro, era pai do meu avô Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem e o segundo era pai de Maria da Natividade Ferreira Cabral de Sousa e Menezes, isto é, avó do General Carlos Manuel de Azeredo Pinto Melo e Leme.
Por outras palavras, o Francisco de Barros e a Maria da Natividade eram portanto, primos direitos e a afinidade entre ambos era tão grande que esta foi madrinha de batizado da 3ª filha do Francisco, e minha tia, Maria Bárbara Ana Benedita de Sousa Barros Abreu Castelo-Branco

Carlos de Azeredo nasceu em Outubro de 1930, no concelho de Marcos de Canaveses.
Frequentou a Escola do Exército, onde completou o curso para Arma de Cavalaria entre 1948 e 1952. Após o tirocínio para oficial foi colocado no Regimento dos Dragões de Entre Douro e Minho RC6, no Porto.
Cumpriu cinco comissões no Ultramar, duas no antigo Estado Português da Índia - onde foi prisioneiro de guerra das tropas indianas - uma em Cabinda e duas na Guiné.
Dirigiu o Planeamento e comandou a execução do movimento militar para o 25 de Abril no Norte de Portugal.

A par das funções de comandante chefe e governador militar na Madeira, acumulou os cargos de último governador civil do Funchal, Presidente da Junta Governativa da Madeira e outros cargos da administração do arquipélago.
Frequentou no Instituto de Altos Estudos Militares o curso para o generalato e aí exerceu durante dois anos a docência.

Foi assessor militar do Primeiro Ministro Francisco Sá Carneiro, como brigadeiro, 2º comandante da Região Militar Norte, inspector para a arma de cavalaria e, já promovido a general, dirigiu a Arma de Cavalaria e a Região Militar Norte.

Chefiou a Casa Militar do Chefe de Estado Dr. Mário Soares até ao final do mandato presidencial.
Concorreu à presidência da Câmara Municipal do Porto onde foi vereador durante os quatro anos do mandato.
Foi Presidente da Assembleia Municipal de Baião pelo PSD.

Além de várias punições por atitudes que achou dever tomar em relação a seus superiores, é condecorado com a Cruz de Guerra de 1ª Classe, duas medalhas de Serviços Distintos - Ouro e Prata com Palma - as Grã Cruzes das Ordens de Cristo e de Avis, do Império Britânico e outras.

É Comendador da Ordem de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa e da Legião de Honra, e cavaleiro de H.D. da Ordem de Malta.

Casado com D. Lúcia Josefina de Castro Girão, tem 4 filhos. É ainda autor do livro Trabalhos e Dias de Um Soldado do Império e INVASÃO DO NORTE, 1809. -A Campanha do General Silveira contra o Marechal Soult , entre outros livros.

9 comentários:

Carlos Ferreira disse...

O blog está de acordo com os pergaminhos da família. Muito interessante e de grande qualidade. Boa ideia!

Fui redireccionado para esta página quando procurava por um herdeiro do General Francisco Carlos de Azeredo.
Sou neto de Manuel Gomes Ferreira do Alto dos Padrões, Teixeira - Baião e necessito de contactar uma descendente de Francisco Carlos Azeredo que possui terrenos na frequesia de Carneiro.

Agradecendo desde já a colaboração,
Carlos Ferreira

Francisco disse...

Meu caro amigo
Antes de mais, obrigado pela forma simpática como se me dirigiu. Agradeço o seu comentário ao Blog que vou fazendo à medida que vou arranjando algum tempinho para isso.
Não sei como ajudá-lo, não tenho as moradas que pretende.
Contudo, se quiser seguir os descendentes de Francisco Carlos de Azeredo, aconselho-o a iniciar a pesquisa a partir deste link onde estão os seus filhos:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=40938

Quem sabe se depois através das listas da PT ou Páginas Amarelas, não conseguirá lá chegar?
Um abraço
Francisco Teixeira Homem

Anónimo disse...

Foi com grande prazer e honra que servi o Sr General Carlos Azeredo, quando o Sr General foi Comandante da Regiao Militar Norte.
Sou o soldado P.E. 03814688 da patrulha especial do E.L.N. C.S.P. na altura 1988/1989/1990 .
Tive nessa altura como Comandantes de Esquadrao o Sr Capitao de Cavalaria Vareta, e o Sr Capitao de Cavalaria Furtado.
Nunca hei de esquecer na minha vida que guardei o quarto ao Sr general na ultima noite em que dormiu no Quartel General do Porto.
Onde ele sempre dizia " entao rapaziada como vai essa Cavalaria ".
E uma pena a sociedade Portuguesa nao se identificar mais com pessoas com o caracter do Sr General, para mim vai ser toda a vida um exemplo como Homem, Militar,e politico.
Deveriam os jovens na actualidade ler a nossa Historia e saber quem foram pessoas como o Sr General.

Reino Unido

Victor Almeida

Francisco disse...

Meu caro Vitor Almeida

Tenho forçosamente de retirar da sua mensagem esta pequena passagem:

"E uma pena a sociedade Portuguesa nao se identificar mais com pessoas com o caracter do Sr General, para mim vai ser toda a vida um exemplo como Homem, Militar,e politico."

Não tenha dúvidas, é de facto uma pena.
Desejo-lhe as maiores felicidades

Anónimo disse...

Foi com imenso prazer que " tropecei" nesta página dedicada ao Sr. General Carlos de Azeredo. Nunca esquecerei o " carinho " com que tratava todos os seus subordinados " Cavaleiros ". Quando em 1987 o CMDT do ELN adoeceu no estrangeiro, confiou num jovem Alferes Miliciano com 22 anos e lhe entregou o destino desse Esquadrão PE, sem antes me dizer - " Rapaz toma conta da rapaziada e sempre que precisares a porta do meu gabinete está sempre aberta " ( sic ).

Um grande bem haja para este Senhor.

José Afonso

Anónimo disse...

Foi com muito prazer que vim aqui parar sem saber! Sou filho mais velho do General Carlos de Azeredo e é com muito orgulho e ao mesmo tempo com uma enorme admiração que li os vários comentários de amigos que serviram com o meu Pai este pobre País. Bem hajam pelas vossas simpáticas palavras.
Aproveito relativamente ao Sr. Carlos Ferreira, para lhe comunicar a minha disponibilidade para o atender sobre assuntos relativos a Baião - Loivos do Monte, já que neste momento,trato das propriedades que eram do meu Avô Francisco Carlos. Aqui fica desde já o meu contacto: fcazeredo@gmail.com
Não queria terminar sem deixar uma palavra de parabéns ao meu primo Francisco Teixeira Homem pelo seu Blog.

Francisco disse...

Francisco Carlos

Tenho pena, de facto, de não ter tempo para ir dizendo e pesquisando mais algumas coisas. Este blog tem estado a aguardar melhores dias muito embora, de tempos a tempos, vá passando por cá.

É um enorme prazer saber que vai sendo visto e que é possível transmitir valores e exemplos que hoje em dia se perderam e continuam a perder.

Ainda bem que estas mensagens vão passando e que as virtudes de quem verdadeiramente as tem venham ao decima.

Um grande abraço e, quem sabe, pode ser que um dia nos venhamos a conhecer seja aqui em Aveiro, seja em Baião.

antonio disse...

Acabei de comprar os "Trabalhos e Dias" do Sr General Carlos Azeredo.
Li-o todo no mesmo dia.Claro que como sou Of do Exército na ref. muito já conhecia do Sr General embora nunca tivesse tido a honra de servir sob o seu CMD, mas no livro descobri novas facetas, um homem BOM, patriota e ao mesmo tempo muitas "tiradas" inteligentemente divertidas.Tudo de bom é o que lhe desejo e toda a felicidade que merece.
António Andrade

Unknown disse...

Estando a finalizar uma Tese de MEstrado sobre o período pós 25 de Abril, nomeadamente sobre o período em que a CMF esteve a ser gerida por uma Comissão Administrativa sob presidência do Sr. Prof. Virgilio Pereira, pedia-lhe um pequeno testemunho sobre a actuação da personalidade referenciada (Prof. Virgilio Pereira), bem como sobre as suas relações com as forças sociais e militares muito activas no período social que se vivia. Espero não lhe retirar muito do seu tempo se por acaso aceita este meu humilde pedido, apenas algumas linhas bastam para a pluralidade de opinião que procuro. Aguardo a sua resposta quando possivel. Cumprimentos Diogo Luis